id='fb-root'/> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 24 de março de 2012

Inspiração - Vegetarianismo

Há alguns dias estava conversando com a parceira do blog e falávamos sobre ser vegetariana, sobre a causa e etc. Depois disso li bastante sobre o assunto, vi vídeos e testemunhos. Me interessei pelo assunto e resolvi postar, então aqui vai: 






Inspiração de hoje : Vegetarianismo 


Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de alimentos de origem animal leiteovoqueijo,carne (boipeixefrutos do marporcocarneirofrango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos
O vegetarianismo tem sua origem na Índia, que chega ao Ocidente na doutrina pitagórica. Nas raízes indianas e pitagóricas do vegetarianismo são ligadas a noção de pureza e contaminação, não correspondendo com a visão de respeito aos animais. O nascimento de uma sensibilidade em relação aos animais, que condena o consumo de animais por motivos morais ou solidários, é muito recente na história da humanidade e data a partir do século XIX em alguns países da Europa. Mas que depois de um tempo ganha motivos religiosos. 

Existem várias formas de vegetarianismo:

Semivegetarianismo - Diesta que exclui apenas carne, incluindo a carne branca.

OvolactovegetarianismoDieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.

LactovegetarianismoDieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.

OvovegetarianismoDieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.

Vegetarianismo semiestritoDieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.

Vegetarianismo estritoTambém chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.


Causas 

Saúde - Muitas vezes usadas como motivação a saúde, muitas pessoas se tornam vegetarianas para ter uma vida saudável, ora por indicação médica, ora por motivação própria.

EcológicaA motivação aqui é racionalizar a utilização dos recursos naturais para a obtenção de alimentos. Um vegetariano reduz um elo da cadeia alimentar, tornando-a mais eficiente e, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental da sua alimentação. 

Mas no fim a maior causa é pelos animais e pelo planeta. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), para produzir 1 kg de carne bovina são gastos aproximadamente 15 mil litros de água (considerando o consumo do animal durante sua vida dividido pelo rendimento bruto de sua carne). Para produzir 1 kg de soja, são gastos menos de 1300 litros de água, cerca de 10%. A economia de água é, portanto, superior a 90%. Nesse caso ser vegetariano traz benefícios á quem o segue, aos animais e ao planeta, uma causa nobre que á cada dia que passa ganha mais adeptos.
É difícil assim logo de cara parar de comer carne, se você assim como eu, não tem uma dieta balanceada, isso pode trazer baixa de peso e algumas doenças. 
Aqui vai alguns sites de receitas, dicas, e conceitos pra você que quer se tornar, aos poucos, um vegetariano:

E também separei alguns vídeos que mostram a cruel realidade dos animais que chegam à sua mesa:








Ufa! Acabou, que post grande. Espero que gostem, comentem!
Por: @amandaamonster

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...